sábado, 18 de abril de 2009

Como atingi as primeiras 24 horas...

Na postagem anterior eu contei que a orientação da psicóloga era que eu deixasse o remédio agir. Pois bem, comecei a tomar o remédio e continuei fumando normalmente (afinal em algum momento ele faria o efeito desejado). Ok, lá pelo terceiro dia, ainda com doses homeopáticas de Champix (ficou estranho isso...), o cigarro começou a ficar com um gosto estranho. Fiquei na dúvida se era mesmo efeito do remédio ou se eu tinha comprado um maço de cigarros que estivesse velho. Mas eu quis acreditar que era o remédio. E era mesmo.
Lá pelo quarto ou quinto dia, quando começa a aumentar a dosagem, percebi que fumar já não era tão gostoso... não pelo sabor do cigarro, mas pelo prazer que ele proporcionava (e esse prazer só quem fuma pode saber como é). Não dava mais o "barato"... Aproveitei a oportunidade e diminuí a quantidade de cigarros. De um maço por dia, passei a 7 ou 8 cigarros por dia. Espacei cada vez mais um cigarro do outro e procurei cortar aqueles mais difíceis: após as refeições, dirigindo e o do banheiro... Foi horrível!!! A sensação era de estar abandonando um grande amigo. Um companheiro de 17 anos, que esteve comigo nos piores momentos e nas maiores comemorações da minha vida. Como é que eu poderia abandoná-lo agora? Chorei muito e busquei apoio da psicóloga do programa. O que ela me disse eu já sabia (afinal também sou psicóloga), mas precisava ouvir de outra pessoa: eu estava exigindo demais de mim, além de estar sim vivendo o luto por abandonar meu grande amigo. Algo normal e necessário no processo...
Ok, então melhor deixar que o remédio faça o seu papel...
No quinto dia do tratamento, eu contabilizava apenas 3 cigarros. Mas com alguns poréns: o remédio estava me tirando o sono: passei a acordar sozinha às 6 da manhã!!! o que, para quem me conhece, é um absurdo; e ficar muito mais ansiosa do que eu normalmente já sou.
No domingo de Páscoa levantei às 7hs da manhã, passei roupa, levei os cachorros para passear, recolhi a bagunça da casa, fui ao shopping e por volta do meio dia eu tinha fumado apenas um cigarro. Que vitória!!! Mas era difícil. Ficar sem fazer nada me remetia ao cigarro e ficava mais difícil esquecê-lo. Às 3 da tarde não aguentei e fumei mais um cigarro, mas me desafiei a ficar o maior tempo possível sem fumar. Cada hora era uma vitória e se eu completasse 24 horas eu seguiria sem ele. E assim foi... na segunda-feira comemorei as minhas primeiras 24 horas sem fumar e dali em diante cada hora que passava me animava e motivava mais. Eu estava conseguindo! Claro que com apoio do programa, da minha amiga irmã e do meu namorado, mas muito mais pela minha vontade, o meu desejo de parar de fumar. Nenhum dos dois exigia demais de mim. Pelo contrário, diziam que se a vontade batesse forte, que eu não me punisse, mas que fumasse um cigarro sem culpa pois o processo é difícil mesmo. Nesse meio tempo descobri que o chocolate dava o "barato" que o cigarro não dava mais. E na Páscoa ainda, com um ovo trufado, um Alpino de 500g e uma caixa de Amandita... quem resiste???
Ainda na segunda-feira tive minha primeira crise de abstinência, antes mesmo de completar as 24 horas: meu coração disparou, deu tremedeira e eu fiquei "pilhada"... Era o corpo pedindo nicotina. Percebi os sintomas mas não me entreguei... a meta agora era atingir 48 horas. Eu me sentia como um alcóolatra em recuperação no AA: "um dia de cada vez". Eu contabilizava horas: uma hora de cada vez.
A semana foi passando e cada dia que eu conseguia ficar sem o cigarro era uma comemoração: minha e de todas as pessoas que estão do meu lado nessa jornada.
Alguns momentos foram mais difíceis, mas usei de todos os truques que aprendi no programa. Mascar chiclete (meu maxilar vai cair!!!), mudar um pouco minha rotina para desassociar as atividades do cigarro, fazer atividade física todos os dias (afinal eu não quero engordar), levar mais os cachorros para passear, escovar os dentes imediatamente após as refeições pois pasta de dente e cigarro não combinam, cortar bebida alcoólica e baladas (combinação explosiva para quem atravessa esse processo)... enfim, há muito mais dicas do que essas e é lógico que isso não é eterno, porque em algum momento o fato de fumar ficará na lembrança e dará para curtir uma baladinha, tomar uma cervejinha e estar ao lado de pessoas que ainda não descobriram os benefícios de parar de fumar. Sim, porque há muitos benefícios no meio de tanta dificuldade. Eu hoje consigo sentir o meu perfume no meu corpo durante todo o dia!!! E eu nem sabia que meu perfume tinha um poder de fixação tão grande! Posso beijar meu namorado com muito mais gosto do que antes... e não é que o beijo dele é muito melhor do que eu pensava??? As pessoas não me olham mais como se eu fosse um E.T. , não perco mais tempo de trabalho indo até o fumódromo, respiro melhor e me sinto mais disposta na hora de fazer atividades físicas. Fora os outros benefícios que virão com o tempo, afinal as coisas não mudam assim de uma hora para outra, depois de 17 anos fumando.

10 comentários:

  1. poxa...legal heim!
    tva procurando a respeito e achei seu blog..rss testou a 48hrs sem fumar...desde quinta anoite...

    Vamos ver...por enquanto ta tranquilo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor,
      Me conte, você parou? Como foi?
      Abraço,
      Carla

      Excluir
  2. Ontem comecei a tomar um remédio chamado BUP (cloridrato de bupropiona), hoje até este momento (18:00) não fumei nenhum cigarro ainda, mas estou ficando louca, parece que a cada minuto o cigarro me chama lá fora...o que é melhor, se entregar e fumar 1 cigarro para passar a vontade ou ficar na ansiedade? Mesmo tomando o remédio que seria para retirar a ansiedades.....Parabéns Carla, você conseguiu parar de fumar...quero chegar neste dia também, fumo a 20 anos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,
      Você parou? Quer compartilhar conosco a experiência?
      Abraço,
      Carla

      Excluir
  3. Nossa, vc é um incentivo pra mim.
    fazem 48 hrs que não fumo um cigarro depois de ter fumado 17 anos tbem, tá dificil em alguns momentos rotineiros, mas estou muito confiante que Deus me ajudara largar esse inimigo.

    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, estou a 72 horas sem fumar (16hs da sexta inicio) fumo há 20 anos, fiz uma promessa mais estou com medo de falhar.

    ResponderExcluir